Isopor

Textos sobre Isopor
Links sobre Isopor


Produtos de Isopor Disponíveis
Blocos, placas, cilindros, esferas, cones e diversos outros formatos em diversos tamanhos. Centenas de tipos de recortes, como letras, números, figuras, objetos e elementos de decoração. Peças especiais para artesanato, indústria e construção civil. Serviços de recorte e modelagem sob encomenda. Densidades variadas. Varejo e atacado.


Isopor, ou EPS, ou Poliestireno Expandido

O nome ''Isopor'' é na verdade uma marca registrada. O nome correto deste material é Poliestireno Expandido ou a sigla E.P.S.

O EPS é um plástico celular rígido, resultante da polimerização do estireno em água. Em seu processo produtivo não se utiliza e nunca se utilizou o gás CFC ou qualquer um de seus substitutos. Os produtos finais de EPS são inodoros, não contaminam o solo, água e ar, são 100% reaproveitáveis e recicláveis e podem voltar à condição de matéria-prima.

O EPS tem inúmeras aplicações em embalagens industriais, artigos de consumo (caixas térmicas, pranchas, porta-gelo etc.) e até mesmo na agricultura. É na construção civil, porém, que sua utilização é mais difundida.

Nos últimos 35 anos esse material ganhou uma posição estável na construção civil, não apenas por suas características isolantes, mas também por sua leveza, resistência, facilidade de manuseio e baixo custo.

Existem vários tipos de EPS, diferenciados entre si pela sua densidade. No artesanato os mais utilizados são os da classe P-0 e P-2. O P-0, menos denso é normalmente utilizado nos recortes. O P-2 é mais adequado para trabalhos de modelagem. Para a construção civil o mais indicado é o isopor reciclado.


Vantagens do Poliestireno Expandido

1. Na Construção

As aplicações do EPS na construção civil são extraordinariamente variadas, salientando que além de ser um excelente material de isolamento térmico/acústico, pode também ser um sistema construtivo.

Diversos são os exemplos do emprego de EPS em sistemas isolantes de coberturas, paredes e pavimentos, tal como em todo o tipo de obras, desde os grandes viadutos, estradas, grandes edifícios até à pequena moradia. E ainda, ao substituir elementos construtivos "tradicionais" por outros em EPS, obtém-se um produto final com um melhor rendimento energético, tendo assim um comportamento favorável com o meio ambiente.

Veja as vantagens do uso do EPS na Construção


2. Na Embalagem

A utilização de embalagens de EPS apresenta muitas vantagens, além de reduzir custos e ganhar em produtividade. Elas são produzidas a partir de projetos específicos, de acordo com as necessidades de cada cliente e de cada produto, garantindo assim, uma proteção eficiente durante o transporte, manuseio, armazenamento e distribuição das mercadorias.

Os produtos industriais encontram no EPS o material ideal para uma proteção integral. O EPS confere uma proteção aos produtos contra todos os riscos provenientes de seu transporte e de seu manuseio. Desde os delicados produtos farmacêuticos aos grandes eletrodomésticos.

No ramo alimentar, as embalagens em EPS contribuem ainda para uma ótima conservação dos produtos de gênero alimentício. Nestes casos o EPS reduz significativamente o risco dos alimentos se deteriorarem durante o seu transporte.



Veja as vantagens do uso do EPS em Embalagens

Dicas para trabalhar com Isopor

Busca no site

Pesquisa

Sobre o que gostaria de ver novos documentos?