Fique por dentro de todas as nossas promoções e novidades!
Construção Civil e o uso do EPS
O EPS, Poliestireno Expandido ou Isopor ®, é um material plástico, na forma de espuma e que tem em sua composição 90% de ar o tornando bastante leve.
Além da leveza, também fazem parte de suas características a facilidade de recorte, a resistência, durabilidade e o baixo custo. Dentre esses fatores, o baixo custo garante a versatilidade de usos ao material, sendo escolha para diversos tipos de trabalhos, principalmente a construção civil.
A ABNT regulamenta, no Brasil, o uso do Isopor na Construção Civil para os seguintes fins:
- Lajes Nervuradas: fabricado e moldado para ficar entre as nervuras da estrutura da laje. A utilização do isopor evita perda de material, infiltração e fácil transporte.
- Concreto Leve: concreto de cimento-areia, tendo as pérolas de isopor como substitutas da brita, garantindo a mistura uma menor densidade e uma maior condição de absorção de umidade.
- Isolamento Térmico: devido a sua estrutura celular, o poliestireno expandido tem uma baixa condutividade térmica, sendo um excelente material utilizado para o isolamento térmico. Pode ser utilizado para isolar: lajes, telhados, paredes externas, dutos de ar condicionado, câmaras frigoríficas e tubulações.
- Fundação para Estradas: por ser um material resistente, é um aliado para a fundação de estradas em solos argilosos ou moles, garantindo estabilidade para a passagem de veículos constantemente.
Para além do fim estrutural, o uso do isopor para a construção civil pode ser:
- Em molduras (roda-tetos ou sancas) – utilizado como substituto ao gesso, garante maior economia nas obras de acabamento.
- Forros – assim como a utilização em molduras, a utilização do EPS em forros, proporcionam economia, além de oferecer isolamento termo-acústico.
- Calhas – oferece maior durabilidade.
Logo, não há como negar todos os benefícios que o uso do Isopor trás para a construção civil, sem, é claro, perder segurança e qualidade no projeto.